A história do Bingo: da Itália para o Brasil

  • Conheça a história de um dos jogos mais populares no mundo!

Durante a Idade Média, em Genova, Itália, era comum a troca periódica de membros do conselho político. Para evitar constrangimentos sobre o assunto, foi estabelecido um sorteio onde bolas identificadas com os nomes dos possíveis membros eram inseridas e retiradas de uma urna.

Em 1530, com base nesse tipo de sorteio, surgiu o Lo Giuoco del Lotto D’Itália, um tipo de loteria italiana com sorteios aos sábados. Desse jogo surgiu o Le Lotto, preferido dos franceses endinheirados, na França, a partir de 1770.

Mas foi só a partir do século XX que o jogo atravessou fronteiras! Em 1929 surgia o Beano, composto de cartões com numeração marcada com grãos de feijão secos. Quem completasse uma coluna ou uma linha e gritasse “Beano!” era o ganhador. Surgia, assim, o jogo de bingo nos moldes do que jogamos hoje.

Adiante, por intermédio de um fabricante de brinquedos, o norte-americano Edwin Lowe, o matemático Carl Leffler aumentou o número de cartelas e numerações - ele inventou 6 mil cartelas diferentes e 75 números.

Já o inglês Eric Morley reinventou o Bingo que se espalhou pelo país com toque mais lucrativo, culminando com a primeira legislação desse jogo. Foi que assim que a brincadeira virou aposta! Mais adiante o Bingo virou febre na Espanha até conquistar os ocidentais, inclusive os brasileiros, no final do século XX.

E você? Gosta de sentar para uma partida de bingo?