Loterofilia: a arte de colecionar bilhetes de loteria

  •  A Loterofilia, arte de colecionar bilhetes de loterias federais, é prática de todo jogador e admirador dessa categoria lotérica.

 A Loterofilia, arte de colecionar bilhetes de loterias federais, é prática de todo jogador e admirador dessa categoria lotérica.

Sylvio Luongo, um dos maiores lotéricos residentes no país, autor de “Loterofilia, a arte de colecionar bilhetes de loteria”, livro que tratou justamente desse tema, contou, entre outras coisas, que a Espanha é um dos países precursores dessa prática.

Por aqui, ainda segundo ele, a Loterofilia também segue como meio de preservar aspectos culturais, educativos e históricos, uma vez que, em várias de suas extrações, a Loteria Federal já teve personagens e acontecimentos históricos, econômicos e sociais estampados em seus bilhetes.

Agora, lá vão algumas dicas: caso você queira colecionar bilhetes de loteria, pode começar pelos bilhetes não premiados (eventualmente, disponibilizados pelas próprias casas lotéricas). Também é interessante manter contato com outros colecionadores para trocar bilhetes e ir montando sua coleção, como acontece entre os colecionadores de álbuns de figurinha.

Enquanto isso, entre no túnel do tempo e observe um pouquinho da história da Loterofilia. Veja abaixo alguns bilhetes que contam a história da Loteria Federal: